Suplementos para Ganhar Massa Muscular


Os suplementos alimentares são muito utilizados pelos praticantes de atividade física, mais comum em praticantes de musculação, porque fornece nutrientes essenciais como proteínas, carboidratos, aminoácidos, vitaminas e outros.

Suplementos para Ganhar Massa Muscular

Geralmente consume-se suplementos pode melhorar os resultados do treinamento ou melhorar o desempenho. Teoricamente pode-se pensar que sim, porque para conseguir massa muscular existe uma necessidade de aumento do consumo energético.

Uma atividade física intensa necessita de substratos como fonte de energia. A nossa principal fonte de energia são os carboidratos ou gorduras. Após uma atividade física o tecido muscular precisa de fontes de recuperação. Essa recuperação é fornecida pelos carboidratos e proteínas. Depois de um exercício de força, onde você quebra as proteínas do tecido muscular, o músculo precisa de proteínas para sua recuperação.

O ideal seria que isso feito através de uma alimentação saudável, mas se for recorrer à suplementação, procure sempre um profissional para uma avaliação e orientação adequada. Os suplementos podem ser utilizados quando:

Os suplementos são muito usados antes e depois do treinamento e em algumas atividades até mesmo durante. Os suplementos mais utilizados para aumento de massa muscular:

Whey Protein

Whey Protein é constituído pela proteína do soro do leite. É uma proteína completa de alta qualidade, pois possui altas concentrações de aminoácidos essências. A diferença entre os wheys está no processo de remoção de gorduras, carboidratos e lactose, sendo a whey isolada a fórmula de maior valor biológico.

Uma das grandes vantagens dos suplementos protéicos como o whey, seria a sua rapidez de absorção e baixos teores de gorduras, favorecendo assim uma melhor recuperação após um exercício de força (musculação), já que algumas fontes de proteína como o leite integral, por exemplo, tem uma absorção lenta devido à lactose.

Glutamina

A glutamina é um aminoácido livre muito abundante no tecido muscular, tendo como uma de suas funções promover o crescimento muscular, já que ela atua no metabolismo da proteína. Além disso, tem importante função em vários órgãos e sistema imunológico.

Um aumento da concentração de glutamina no organismo evitaria o catabolismo muscular (quebra das proteínas do tecido muscular como fonte de energia), situação não favorável quando se tem o objetivo de aumentar massa muscular.

Creatina

A creatina pode ser encontrada como nutriente em uma dieta natural nas carnes e nos peixes e também pode ser produzida pelo fígado, pâncreas e rins através dos aminoácidos: arginina, glicina e metionina. A creatina é armazenada no músculo esquelético como creatina livre e fosfocreatina e é utilizada como reserva energética.

BCAA

O BCAA é formado por 3 aminoacidos essenciais e que não são produzidos pelo organismo, sendo eles: Valina, Leucina e Isoleucina, sendo somente encontrados nos alimentos. Os BCAA’s são usados como substrato para a síntese protéica, ou seja, na construção da massa muscular. Atuam evitando o catabolismo muscular.