O que são os BCAA


Os suplementos de BCAA são os mais populares entre praticantes de musculação pelas suas propriedades anti-catabólicas e anabólicas. Isso porque os BCAA designam os 3 aminoácidos da cadeia ramificada: leucina, isoleucina e valina.

O que são os BCAA

Os BCAA representam entre 35 a 40% de todos os aminoácidos essenciais presentes nas proteínas em todo o corpo e 14 a 18% dos aminoácidos presentes no tecido muscular.

Dos três aminoácidos que compõe os BCAA, a leucina é o mais importante na síntese de proteínas do músculo e na manutenção da massa muscular. É por esta razão que quase todos os suplementos de BCAA contêm o dobro de leucina em relação à isoleucina e valina.

Já a isoleucina é o aminoácido responsável em aumentar o armazenamento de glicose nas células.

E a valina é o aminoácido menos estudado entre os três, sendo que a sua importância em algum dos processos referidos anteriormente ainda está por ser determinado.

Os feitos dos BCAA no desempenho esportivo são:

Os suplementos de BCAA reduzem dores musculares e aceleram a recuperação, reduzem a fadiga muscular, contribuindo assim para a redução da dor muscular tardia associada aos treinos intensos.

Fornecem mais energia para os treinos, porque aumentam a oxidação lipídica durante o exercício, o que lhes permite treinar por mais tempo.

E contribuem para os ganhos de massa muscular, porque a leucina, têm efeitos anabólicos sobre o metabolismo de proteínas, aumentando a taxa de síntese de proteínas e diminuindo a taxa de degradação de proteínas dos músculos. Outro estudo mostrou que estes aminoácidos essenciais aumentam os níveis de testosterona na corrente sanguínea, criando o ambiente ideal para o crescimento muscular.