Creatina para que Serve


A creatina é um aminoácido naturalmente encontrado no nosso corpo, podendo ter duas origens: a síntese dos aminoácidos Glicina, Arginina e Metionina, ou pelo consumo de carnes, principalmente vermelhas.

Creatina para que Serve

O papel da Creatina está na chamada ressíntese de ATP, que é a molécula de energia usada quando há contrações musculares, ou em outras palavras, é a força na forma mais pura, é o que permite fazer agachamentos, curl de bícepe, ou qualquer outro exercício. A falha muscular nestes movimentos ocorre quando as reservas de ATP se esgotam.

Uma forma de se recuperar essas reservas de ATP durante o treino é com recurso ao oxigénio, através das pausas entre sets. Outra forma, e mais rápida, é através do consumo de creatina.

Outro efeito interessante da Creatina é o fato de esta aumentar as reservas de glicogénio no organismo, que serve basicamente, para abastecer o corpo durante os exercícios aeróbios e anaeróbios. O armazenamento de glicogénio no corpo auxilia a recuperação e hipertrofia muscular.

Isto acontece porque o glicogénio aumenta a quantidade de água transportada para os músculos, e como a sua presença é fundamental para a hipertrofia muscular, existirá muito possivelmente, um incremento de massa muscular.