Anabolizantes Naturais


Os anabolizantes naturais são uma alternativa saudável para acelerar o ganho de massa muscular. Este grupo de suplementos é constituído por ingredientes ou nutrientes que visam estimular a produção natural de testosterona pelo organismo.

Anabolizantes Naturais

Nos últimos anos têm surgido diversos suplementos considerados potentes anabolizantes naturais. Vários tipos de suplementos podem ser enquadrados nesta categoria como os aminoácidos, vitaminas, minerais e extratos de plantas.

Tribulus Terrestris

Tribulus Terrestris é um dos mais antigos e populares anabolizantes naturais. O extrato desta planta tem sido usado na medicina tradicional oriental como um afrodisíaco natural. Diversos estudos demonstram que Tribulus Terrestris parece efetivamente contribuir para o aumento da libido.

No entanto sua eficácia no aumento dos níveis de testosterona é altamente questionável, pelo menos em indivíduos saudáveis sem deficiências hormonais. Diversos estudos realizados em esportistas falharam em encontrar um efeito da suplementação com Tribulus Terrestris no aumento da performance esportiva e massa muscular.

Maca Peruana

Esta planta que cresce nas zonas montanhosas do Peru, pode estimular a libido e a melhorar a performance sexual, conforme demonstrado em vários estudos. Estes efeitos são mais notáveis em indivíduos com problemas de fertilidade. No entanto estas melhorias não têm qualquer relação com o aumento dos níveis de testosterona. Nenhum estudo realizado com pessoas sem problemas hormonais encontrou algum efeito positivo da maca peruana nos níveis hormonais.

Vitamina D

Existem duas razões pelas quais a vitamina D pode influenciar os níveis de testosterona. A primeira é que ela inibe o processo de aromatização, responsável pela conversão da testosterona em estrogénio (hormonio sexual feminino). E porque estimula a produção de testosterona quando se liga aos receptores de vitamina D presentes nas células onde esta hormona é produzida.

Alguns estudos demonstraram que a suplementação com vitamina D é eficaz a aumentar os níveis de testosterona em indivíduos com excesso de peso ou que apresentem deficiência desta vitamina. No entanto se a pessoa tiver níveis normais de vitamina D, a suplementação não acrescenta nada relativamente aos níveis hormonais.

Mucuna Pruriens

O extrato desta planta tem surgido em fórmulas recentes de anabolizantes naturais. A razão é pelo fato da mucuna pruriens conter L-dopa, um químico precursor do neurotransmissor dopamina. A dopamina é conhecida pelos seus efeitos em diminuir os níveis de prolactina, o hormônio responsável por estimular a produção de leite nos seios durante o período de aleitamento materno. A prolactina também está presente nos homens, ainda que em quantidades bem menores, e influencia negativamente a produção de testosterona.

Estudos realizados em indivíduos com problemas de fertilidade e consequentemente, com deficiência de testosterona, mostraram que a suplementação com mucuna pruriens pode melhorar os indicadores de fertilidade. No entanto falhou em encontrar os mesmos resultados em indivíduos sem problemas de fertilidade, o que nos leva a pensar que pode ser eficaz apenas em pessoas com problemas hormonais.